top of page

Vinhos com Sorvete!

Vinho é tudo de bom, sorvete também! Então, por que não harmonizar estas duas delícias? Sim, dá para fazer ótimas combinações entre estes dois, independentemente do sabor que preferes. Se está afim de se surpreender fica ligado neste post e na próxima vez que encher sua taça de vinho, encha outra de sorvete! 🍨🍷🍦🥂



Vamos lá? Então, escolha seu sabor favorito, abra aquele vinho e aproveite esta inusitada e doce harmonização!


Chocolate

Banyuls

Estes vinhos tintos fortificados franceses são excelentes para harmonizar com sorvetes de chocolate, principalmente aqueles com toques de amargor. Aliás, estes rótulos servem não só para os sorvetes mas também com os próprios chocolates! Seu alto teor alcoólico é capaz de neutralizar a cremosidade presente no chocolate e no sorvete, além de apresentar uma potência similar em boca. Outra boa opção de harmonização com sorvetes de chocolate são os Vinhos do Porto da variação Tawny.


Creme ou Baunilha

Prosecco

Creme e Baunilha são sabores de sorvete mais leves, há inclusive quem não os considere muito por causa disso. Para harmonizar com eles os espumantes do tipo Prosecco italianos são ótimos, sua perlage serve para ajudar na degustação, trazendo mais frescor e limpando bem o paladar. Comumentes são espumantes que apresentam aromas de frutas cítricas e sabor fresco e elegante, com leve acidez, balanceando o dulçor e cremosidade do sorvete. Estes rótulos também acompanham muito bem sorvetes de passas ao rum.


Morango/Frutas Vermelhas

Rosé

O sorvete de morango é o favorito de muita gente, não à toa, pois é um dos poucos sabores que trazem dulçor, acidez e cremosidade devidamente balanceados. Para estes sorvetes o vinho ideal são os Rosés. Assim como o próprio sorvete de morango, estes vinhos são bastantes balanceados, com sua coloração rosada, possuiem paladar equilibrado e tentador, trazendo um final suave e agradável na boca. É um vinho perfeito para se tomar gelado apreciando com um sorvete de morango em um dia bem quente!


Frutas Cítricas

Pinot Grigio

Abacaxi, Limão, Maracujá, Laranja, Kiwi - as alternativas são muitas para os sovetes cítricos, mas uma coisa eles tem em comum: a predominância da acidez, ante a cremosidade e doçura. Para harmonizar adequadamente se faz necessário um vinho que traga o equilíbrio necessário, a italiana branca Pinot Grigio é uma cepa perfeita para os sorvetes de frutas cítricas. Outras ótimas opções são os espumantes Moscatel e os brancos Sauvignon Blanc, por serem bebidas leves, aromáticas e frutadas.


Passas ao Rum/Frutas Cristalizadas

Xerez/Jerez

Passas ao Rum é um de meus sorvetes favoritos, uma deliciosa base de baunilha, com o dulçor das uvas passas e um delicioso sabor alcoólico e amadeirado do Rum. Uma genialidade ímpar: embebedar o sorvete! Mas é claro, podemos conseguir um pouquinho mais de álcool com uma taça de vinho. O Xerez, ou Jerez em castellano, é um vinho licoroso branco, potente em álcool e saboroso, seu sabor dialoga facilmente com a potência do rum e o dulçor das frutas cristalizadas ou passas. Este vinho espanhol também combina muito bem com os sorvetes de creme, baunilha, ameixa ou banana.


Amendôas/Nozes/Castanhas

Porto Tawny

Sabores maravilhosos de sorvete, são docinhos, cremosos e com aqueles pequenos pedaços crocantes dos nuts que lhe dão sabor. O vinho do Porto, sobretudo a versão Tawny, envelhecida, bem alcoólica e potente em sabor, gera um casamento perfeito com sorvetes com estas características, também combinam muitíssimo bem com sorvetes que tenham calda de caramelo, amêndoas, castanhas, nozes, amendoim ou avelãs - como acompanhamente ainda que não como sabores principais.



E, então, curtiu? Agora é só abastecer o Freezer, a Adega e esperar aquele dia quente para usufruir desta álgida harmonização! 😋🥂

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page