top of page

Bebidas e Charutos

Fumar charuto é um prazer, tal qual o vinho, ele exige tempo para se apreciar os sabores, aromas e notas presentes. Para tornar o momento ainda mais especial, por que não juntar ambos? Uma boa bebida pode acompanhar muito bem, complementando os sabores e elevando as sensações do charuto! 🍷 🚬



Cognac, Whisky, Vinho Seco, Fortificado, Licor, Gim, Cachaça... Qual bebida para acompanhar aquele belo charuto?! Pois é, boas opções não faltam!


# Vinho ou Destilado?

Os destilados são, comumente, o acompanhamento escolhido pelos apreciadores para harmonizar com charutos. Não sem motivo, é claro, afinal o elevado teor alcoólico destas bebidas consegue bater de frente com a complexidade de sabores do tabaco. Se queres um ritual bastante autêntico e convencional, mais modelar, aposte no Rum e Charuto como a combinação mais adequada, ambos os produtos tem origem caribenha, então podes harmonizar maravilhosamente bem um charuto e um rum cubanos. Certamente se sentirás naquela atmosfera nostálgica de Havana! Para os que preferem um ar mais clássico e tradicional europeu, ou mesmo para os que não são grandes fãs de rum, podes harmonizar teu fumo com Cognac ou Whisky, são igualmente potentes em álcool, complexas e saborosas. Os rótulos que apresentam bastante poder aromático combinarão ainda mais... Lembre-se: assim como na escolha do charuto, para selecionar uma bebida o seu paladar é soberano. Harmonize como gostares mais!


Ah, mas é claro que não vamos falar só de destilados... Vamos aos Vinhos! Sim, apesar de trazer menor percentual alcoólico, o vinho pode harmonizar muito bem com charutos. Evidentemente precisamos ser cuidadosos na escolha, um Vinho Verde (D.O.C.), por exemplo, iria desaparecer completamente frente à potência do tabaco. Vale, mais ou menos, a mesma regra de harmonização de quando selecionamos um vinho para acompanhar a comida, não dá para comer um prato super pesado, condimentado e potente junto com um vinho demasiadamente leve, ou vice-versa. Então, procuramos aqui rótulos aromáticos e complexos, como os vinhos fortificados: Xerez, do Porto, Madeira, Banyuls, etc. Às vezes há harmonizações que surpreendem, como no caso dos Espumantes, diversos apreciadores fazem degustações de charutos e champanhes. Os comentários são os melhores, dizendo que muitos rótulos acentuam os aromas dos charutos. Isso porque o vinho, para acompanhar bem o charuto, precisa ter bom corpo, presença de álcool, mas também uma certa acidez, uma vez que ela ajuda a limpar o paladar entre uma baforada e outra. O dulçor também é um elemento desejável para contrapor o amargor do fumo. Enfim, não há bem um certo ou errado quando fazemos tal harmonização, podes reunir as dicas que separamos para ti e escolher a bebida que quiser. Faça experiências e então descubra qual combinação lhe agrada mais o paladar!


Obs.: Atente também para a escolha do Charuto, eles são tão diversos quanto as próprias bebidas, podem ser mais suaves ou potentes, alguns trazem aromas diferenciados como café, chocolate ou frutas... tudo isso certamente irá influenciar em suas harmonizações!



Não se esqueça, é claro, da moderação. Estes são hábitos prejudiciais e, portanto, devemos estar atentos à saúde!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page