Gastronomia e Crise Climática, um estudo a partir de Donna Haraway
- Felipe Daniel Ruzene

- há 6 horas
- 2 min de leitura
Monografia apresentada como trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Gastronomia no Instituto Faculdades de Minas. Tendo por base os estudos de Donna Jeanne Haraway e de outros autores das ditas "pós-modernidades", edifica-se uma investigação das recentes produções acerca da relação entre produção de alimentos e consciencialização ambiental no contexto conceitual do Antropoceno.

Donna Jeanne Haraway é uma bióloga estadunidense, especialista em literatura e filosofia, doutora em biologia molecular e desenvolvimento celular pela Universidade Yale, professora do Departamento de História da Consciência e de Estudos Feministas na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos. Haraway é uma acadêmica amplamente reconhecida nas áreas de estudos das ciências, tecnologias, feminismos e pós-modernidades.
O objetivo desta monografia é abordar as recentes produções acerca da relação entre produção de alimentos e consciencialização ambiental no contexto conceitual do Chthuluceno – também apresentado por termos similares, tais como Capitaloceno, Negantropoceno, Plantationoceno ou, mais corrente, Antropoceno. O trabalho se divide em três tópicos centrais: primeiro, uma introdução teórico-metodológica que apresenta os caminhos conceituais que levaram aos entendimentos sobre o Antropoceno e seu contraponto ou complementação, o Chtuluceno, defendido por Haraway; segundo, questões relativas às problematizações e dificuldades na produção e distribuição de alimentos nas gastropolíticas dos tempos de catástrofes em que vivemos; por fim, uma breve revisão bibliográfica sobre as possibilidades de atuação e proposições de futuro capazes de integrar produção agropecuária, demandas gastronômicas e sustentabilidade.
Com isso, intento ampliar as discussões sobre as questões gastropolíticas em tempos de catástrofes, pensando alternativas capazes de integrar conexões heterogêneas e interespécies para preservar o ambiente, cultivar alimentos e manter variadas formas de viver e comer. Observar-se-á que, buscando encurtar e escapar ao Antropoceno, Haraway aponta à necessidade de novas formas de resistência ante aos problemas agrícolas da atualidade, edificando outras relações alimentares, baseadas na performance de agroecologias humanas e não-humanas capazes de oferecer modelos de associações multiespécies, sustentáveis e abertos ao futuro.
Assim, apresenta-se um estudo sobre questões da produção de comida e sustentabilidade ambiental na era geológica de perturbação humana, estabelecendo um constante diálogo com as provocações, proposições e problemáticas apontadas por Donna Haraway e outros intelectuais contemporâneos.
RUZENE, Felipe Daniel. À mesa no Chthuluceno: Donna Haraway e a produção sustentável de alimentos em tempos de catástrofes. Coronel Fabriciano/MG: Instituto Faculdades de Minas, 2023. 30 p.










Comentários