Livros
À MESA DE PLATÃO
filosofia e Alimentação nos diálogos socrático-platônicos
Felipe Daniel Ruzene
Saca-Rolhas Edições
(2022)
A designação da alimentação como “arte culinária” ocorreu pela primeira vez na obra do filósofo Platão, mais precisamente em A República, no diálogo entre Sócrates e Polemarco. Séculos adiante, o filósofo prussiano Friedrich Nietzsche, acometido por sérios problemas gastrointestinais, solicitou que fosse feita uma “filosofia da alimentação”, capaz de contemplar as propriedades e os efeitos morais dos alimentos na vida humana. Vislumbramos, portanto, que há muito se considera a intricada relação entre o comer e o pensar, entre alimentação e filosofia. Por isso, nos últimos anos, tem havido um crescente interesse das humanidades em pesquisas sobre a gastronomia e os hábitos alimentares, incluindo as práticas da Grécia Antiga.
BREVE HISTÓRIA DE GUARATINGUETÁ E REGIÃO
O município e o Vale do Paraíba, da Pré-História ao Império do Brasil
Felipe Daniel Ruzene
Editora Cia. do Ebook
(2022)
Por que aprendemos mais, e nos esforçamos mais em saber, sobre civilizações que estão (ou estiveram) do outro lado do mundo e não sobre aquela na qual nascemos ou vivemos? Sinceramente, não encontrei uma resposta exata, então o incômodo permaneceu. Comecei a pesquisar alguns documentos, artigos e livros que me apresentassem um pouco mais sobre nossa história e os resultados me surpreenderam. Nossa História é grandiosa! Este livro é a conclusão de alguns anos de estudos sobre Guaratinguetá e o Vale do Paraíba paulista, contemplando desde os mais longínquos tempos da Pré-História até os finais do Império do Brasil, no século XIX. E então? Vamos nos aventurar nas trilhas desta Breve História de Guaratinguetá e Região!
SCHOLAE
estudos interdisciplinares da Antiguidade
Vários Autores
Editora Desalinho
(2020)
O século XXI tem sido marcado pelos embates que envolvem a redefinição das identidades e a construção delas, consubstanciada pelas ações políticas no âmbito escolar, transformou o processo educacional num palco de querelas políticas e simbólicas. Scholae é uma iniciativa, em meio a esse conundrum de ideias, de manifestar a voz ativa daqueles que pensam a História Antiga e a Educação de maneira liberta e independente, para além das classificações epistemológicas usuais que permeiam a formulação de espaços e de limitações. Os autores dessa coletânea se encontram em meio ao movimento emancipador, representando tendências e iniciativas originais em busca da diversidade de expressões do passado.
ESTUDOS EM HISTÓRIA E CULTURA DO PRÓXIMO ORIENTE
(Orientalismo)
Vários Autores
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
(2020)
Nesse livro, uma coleção de textos sobre o Próximo Oriente e Orientalismo nos traz um panorama da diversidade cultural e histórica dessas civilizações, bem como suas possíveis interpretações.
MUNDOS EM MOVIMENTO
Extremo Oriente
Vários Autores
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
(2021)
Em nossa nova obra, ‘Mundos em Movimento: Extremo Oriente’, o Projeto Orientalismo tenta contemplar essa diversidade por meio de suas manifestações culturais, políticas e sociais, trazendo ao público leituras e estudos sobre Índia, China, Japão, Coreia, entre outros, e para além das fronteiras nacionais etnoculturais. Movimentos religiosos e intelectuais são analisados a partir de perspectivas decoloniais, necessárias a pretensão de compreendê-las em sua autenticidade. É preciso uma nova epistemologia Sul-Sul capaz de reconhecer as variações culturais para além da política de conhecimento eurocentrada, permitindo finalmente ao ‘subalterno’ expressar-se de modo autêntico. Somente assim, seremos capazes de superar as criações excludentes, em direção a um mundo pluriverso de expressões, no qual os Orientes deixam de estar nas extremidades para estarem, de fato, integrados em nossa mundividência.
MUNDOS EM MOVIMENTO
Próximo Oriente
Vários Autores
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
(2021)
No epicentro da história mundial, a região do Próximo Oriente, também conhecida como Oriente Médio ou Levante, foi testemunha de intensos trânsitos humanos e das civilizações. Congregando uma extensa área que conecta o Mediterrâneo, a África e a Ásia, a alternância das culturas, das entidades políticas e das religiões construiu os contornos de uma região fundamental para a consciência da Humanidade.No panorama desse espaço de debates, ‘Mundos em movimento: Próximo Oriente’ se apresenta como uma coleção de ensaios voltados a analisar, se aprofundar e tentar explicar as questões, contradições e narrativas, nas mais diversas temporalidades, das plurivivências que estruturam o mosaico histórico do Levante. Essa é mais uma iniciativa, na sequência de estudos anuais promovidos pelo Projeto Orientalismo, de contemplar as necessidades urgentes em compreender a história tão rica e conturbada dessas civilizações.